6-7/FEV- O que é a Filosofia? HEIDEGGER

O que estuda a Filosofia?


Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc.

O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

Dependendo do conhecimento desenvolvido, a filosofia possui uma gama de correntes e pensamentos. Como exemplos temos: filosofia cristã, política, ontológica, cosmológica, ética, empírica, metafísica, epistemológica, etc.



Para que serve a Filosofia?


Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades.

A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.

Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e também sobre o mundo, o universo.

De tão importante, esse campo do conhecimento tornou-se uma disciplina obrigatória no currículo escolar, bem como foram criadas diversas faculdades de filosofia.


Subjetividade

A Filosofia busca criar conceitos. Nem sempre os conceitos são precisos, uma definição de dicionário de forma objetiva. 

O Amor, a Justiça, a Amizade, são elementos de nossa vida que precisamos a todo momento devemos estar atentos, pensando, descobrindo e elaborando.

Verdade

A REALIDADE é algo que antecede a nossa existência ou algo que desejamos criar. 

já a VERDADE é o que pensamos a respeito desta REALIDADE, existente ou que desejamos criar.



(08/Ago)Que é isso, a Filosofia?, de Martin Heidegger
“Com esta questão tocamos um tema muito vasto. Por ser vasto, permanece indeterminado. Por ser indeterminado, podemos tratá-lo sob os mais diferentes pontos de vista e sempre atingiremos algo certo. Entretanto, pelo fato de, na abordagem deste tema tão amplo, se interpenetrarem todas as opiniões, corremos o risco de nosso diálogo perder a devida concentração.
Por isso devemos tentar determinar mais exatamente a questão. Desta maneira, levaremos o diálogo para uma direção segura. Procedendo assim, o diálogo é conduzido a um caminho. Digo: a um caminho. Assim concedemos que este não é o único caminho. Deve ficar mesmo em aberto se o caminho para o qual desejaria chamar a atenção, no que segue, é na verdade um caminho que nos permite levantar a questão e respondê-la”.

História da Filosofia


O que antecede a Filosofia, como estudo e conhecimento é a MITOLOGIA. 

A partir daí temos as seguintes grandes fases da Filosofia, destacando como principal a Filosofia Clássica Grega.





Comentários